Mestre Cesário

Cesário iniciou no jiu-jitsu em 1962, na Academia Valenciana/RJ, com o mestre Deoclécio Paulo. Em 1970, optou também pela prática do judô, arte oriunda do jiu-jítsu, que já praticava durante oito anos.
Em 1972, transferido com o 2º R.C.C. de Valença para Pirassununga, foi convocado para participar dos campeonatos de judô das Forças Armadas e conheceu em São Paulo o mestre Fuyu Oide, faixa preta 6º Dan, com quem treinava todos os finais de semana, na Associação Judô Clube no alto da Lapa, em São Paulo.
Promovido em 1975 para a faixa marrom, passou a ter qualificação para assumir compromisso com a Comissão Central de Esportes de Pirassununga (CCE), em 1976, ministrando aulas durante dois anos. Em 1978 foi promovido à faixa preta 1º Dan, pela Federação Paulista de Judô (FPJ), e estendeu suas aulas ao Clube Pirassununga e Escola Artístico Cultural.
Ampliando seu raio de ação, levou o judô para Porto Ferreira, onde atuou no período de 1979 a 1981, quando foi promovido à faixa preta 2º Dan e se afastou para cursar faculdade de Educação Física. Conciliou o militarismo, judô e os estudos durante 3 anos. Em 1983, obteve licenciatura em Educação Física pela Escola de São Carlos.
Após se tornar faixa preta 4º Dan, em 1989, ministrou aulas, até 1990, em Analândia, Tambaú, Ibama e a crianças carentes do “Lar André Luiz”, em Pirassununga, gratuitamente.
Nova graduação veio em 1997, com a faixa preta 5º Dan, para em 1998 ser promovido à faixa preta, pela Federação de Jiu-Jitsu do Rio de Janeiro, mediante cursos de atualização técnica e pedagógica realizados para qualificação de professores da modalidade naquele município.
Cesário deu aulas no Colégio Objetivo Júnior durante seis anos. Atuou também na Secretaria da Criança e Adolescente de Pirassununga, durante um ano. Em 2004 foi promovido a professor kodansha 6º Dan e se juntou ao quadro dos professores mais graduados do Brasil. Atualmente se prepara para próxima graduação em 2010. (DBN)